Senado realiza Semana do Trabalhismo

IMG_20150822_201025De 24 a 26 de agosto, o Senado Federal promove a semana do trabalhismo, com o tema Trabalhismo no Brasil: A Democracia do Povo. Confira a programação do evento:


·       24 de agosto (segunda-feira): 12h, no Auditório Petrônio Portela – Exibição dos filmes Jango em Três Atos, dirigido por Deraldo Goulart e Dossiê Jango, dirigido por Paulo Fontenelle, no auditório Petrônio Portela (12h).


·       25 de agosto (terça-feira): 8h30, na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa – Audiência Pública com o tema O Trabalhismo no Brasil; 11h, Plenário do Senado Federal – Sessão Solene do Congresso Nacional por ocasião dos 61 anos da morte de Getúlio Vargas.


·       26 de agosto (quarta-feira):  17h, na Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filha – Lançamento do livro João Goulart, o Tabu da Ditadura, do jornalista piauiense Chico Castro. A obra resgata a imagem do ex-presidente.

No Brasil, a ideologia trabalhista ganhou força através da criação do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), pelas mãos do Presidente Getúlio Vargas. Foi durante o seu governo que foi criada a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

“Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História”. A frase, uma das mais célebres passagens da história política brasileira, encerra a carta-testamento deixada por Getúlio Vargas.

A sessão solene a realizar-se no Congresso Nacional é uma oportunidade para  entender a história de um dos personagens mais emblemáticos da história política brasileira. A lembrança dos 61 anos de falecimento de Vargas serve para mostrar que as questões levantadas no passado ainda se fazem presentes em pleno século XXI.

Um Comentário para: “Senado realiza Semana do Trabalhismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*