Senado aprova a Agência Nacional de Mineração

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Foi decisiva a atuação do Senador Telmário Mota para a aprovação (MP-PLV 37/2017) da criação da Agência Nacional de Mineração, votada na terça (28/11), que vem substituir o antigo DNPM.

“As agências têm uma independência muito maior, do que um Departamento, como era o DNPM, subordinado ao Ministério das Minas e Energias. Basta observar o trabalho das ANAC, da aviação, da ANP, do petróleo e outras agências reguladoras. No meu Estado, por exemplo, é público e notório de que o DNPM é manipulado politicamente e entrava soluções, como o disciplinamento da exploração mineral, deixando trabalhadores e empreendedores inseguros quanto a propriedade da terra e do subsolo”, comentou o Senador.

Para ele, a criação da ANM dará mais respaldo e impulso à atividade mineradora no Estado de Roraima. “Precisamos de apoio e profissionalismo para a exploração das nossas generosas jazidas minerais, como o ouro, o diamante e principalmente o nióbio, para que a população do Estado saia do contracheque e com a exploração dessas riquezas Roraima possa contribuir para um aumento considerável do PIB brasileiro”, finalizou Telmário.

Por Jair de Farias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*