Perfil Político

Telmário Mota de Oliveira, Telmário Mota como gosta de ser chamado, é um roraimense, natural de Tezo do Gavião, município de Normandia, nascido no dia 15 de fevereiro de 1958. Casado há 34 anos com a médica roraimense Suzete Macedo de Oliveira é o mais novo de cinco irmãos, filhos de Ana Cabral de Oliveira.

Foi aos 11 anos de idade que Telmário sentou-se pela primeira vez num banco de escola. Foi bem além disso, formando-se em Economia e Contabilidade pela Universidade Católica Federal da Bahia. É especialista em orçamento público, matemática financeira e auditoria. Trabalhou durante 19 anos no Branco Bradesco, onde começou sua carreira como contínuo – office boy – e terminou como auditor. Foi chefe de gabinete do presidente do Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCERR), onde como auditor ajudou a implantar o controle externo em Roraima.

Ingressou na política militando em movimentos sociais a partir de 1990.

Telmário Mota chegou pela primeira vez à Câmara Municipal de Boa Vista assumindo o cargo de primeiro suplente em 2007. Em pouco mais de um ano teve resultados de destaque, e passou atuar no cargo de líder de governo do então prefeito Iradilson Sampaio.

Na campanha para reeleição teve votação expressiva e foi o terceiro vereador mais votado em 2008. Em seis meses de seu segundo mandato, emplacou projetos de grande relevância para comunidade boa-vistense, dentre os quais a implantação da Carta Solidária, onde os munícipes passaram a ter um canal direto de comunicação com os vereadores, por meio de um ponto de coleta de cartas instalado dentro da própria Câmara Municipal de Vereadores. Criou a ouvidoria cidadã na capital.

Nesse contexto, criou o dia da Marcha para Jesus, incluindo a data no calendário municipal de Boa Vista, transformando o evento em Patrimônio Cultural do Município.

Outra ação relevante foi a prorrogação, de quatro para seis meses, da Licença Maternidade para as servidoras públicas municipais.

Telmário também apresentou emenda ao projeto de lei que concedia bolsas de estudo para o ensino superior, estendendo o benefício aos servidores municipais de Boa Vista.

É de Telmário a iniciativa da criação da Semana da Juventude, um período específico para debates e reflexões sobre os diversos temas ligados à juventude municipal.

Em 2010, como vereador pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), em chapa única, foi candidato a senador nas eleições daquele ano, quando obteve votação expressiva, superior aos 54 mil votos.

No dia 09 de agosto de 2011 assumiu a Presidência Regional do PDT em Roraima. Já em 2012, em eleições municipais foi candidato a Prefeito de Boa Vista, tendo obtido votação também expressiva.

Em 2014 Temário Mota candidatou-se ao Senado Federal por Roraima, concorrendo à única vaga em disputa. Foi eleito o Senador da República mais bem votado da história no Estado, com 96.888 votos.

Telmário Mota é o Senador do Povo.

7 Comentários para: “Perfil Político

  1. Excelentíssimo Senhor Senador Telmário Mota de Oliveira.

    Venho gentilmente atrás deste, solicitar envio da Constituição Federal, ou qualquer outro livro que tenha disponível, seja (C.P – C.C – C.P.C – ETC…) ou até mesmo “Vade Mecum” pois este encontra-se todas as leis reunidas.
    Caro Senhor, vale dizer, sou estudante do curso de Direito, estou no 3.º período.
    Caso seja atendido, ficarei muito grato, pois o material acima informá-do, é de extrema necessidade para atuação no curso.
    Certo de Vossa atenção.

    Att. Marcelo

    Endereço.

  2. Boa tarde nobre senador o povo de Sergipe agradece a sua coragem e parabenizar por não fazer parte do golpe, votamos numa presidente honesta e gostaria de ver ela terminar o seu mandato conquistado legitimamente nas urnas, juscelino de Sergipe

  3. Senador , quando o sr. For votar , o impedimento da presidenta, lembre daquele que foi uma das maiores figuras da história política do país, e que numa hora dessas ,democrata e combativo como era , não temeria , nem sucumbiria a ameaças , e não teria dúvida(como ele mesmo falou )em ficar do lado oposto ao da mídia golpista e manipuladora.Nem preciso falar o nome dele, pois foi um dos fundadores do partido que o sr faz parte, e figura marcante da política nacional.
    Só me resta desejar-te boa sorte , nesse momento especial da nossa história.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*